segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Guiana Francesa - Guerra Civil?
Durante este ano fui varias vezes pra essa terrinha, fronteira norte do Brasil, que poucos brasileiros conhecem. Eh o unico territorio na América Latina que fala francês, além da Guyana.
Não culpo a falta de connhecimento geral, pois eu mesma tive que vir pra França pra saber da existencia deste "pais francês latino"!
Quem jah foi ou jah ouviu falar da Guiana Francesa sabe que de riqueza "eles tem e muita", mas o governo francês "vai a cata tudo"! Eu acredito que os franceses ainda estão "usando" as riquezas deste pais em prol do seu desenvolvimento, sem se importar muito com o que se passa "nas interna".
Ouro é uma das poucas riquezas ainda restantes nesta terra de pobres. Terra que a França faz questão de não mencionar em seus jornais principais. O que se passa na Guiana Francesa é isolado entre suas fronteiras.
Quando cheguei este ano, a primeira impressão foi chocante, como se eu estivesse no nordeste podre do Brasil. Pouco entendia como pessoas tão pobres podeiram viver num lugar "perdido".
A arquitetura é antiga e as casas parecem que vão cair a cada momento. Logico que existe um lado bonito, onde +/- possui as mesmas caracteristicas dos prédios das grandes fazendas de cana-de-açucar brasileira.
Tirando este lado cruel da cidade que retrato, as pessoas são maravilhosas! Gente humilde, com garra e força de vontade! Não atravessei a fronteira não, estou ainda falando da Guiana Francesa!! O povo merece todo o meu respeito e por isso que mesmo não sendo um pais dos sonhos: eu adoro ir pra la!
Não preciso adorar, meio que sou obrigada a ir pra Guiana Francesa pelo menos uma vez a cada dois meses. Tenho um projeto lah, junto a Cruz Vermelha! Estamos desenvolvendo um projeto de plano diretor do Hospital. Sendo assim, terei trabalho até 2012 no minimo!
A ultima viagem a Guiana Francesa, especificamente a cidade de Kourou, foi a mais estressante da todas! Não sei como esta a repercussão ai no Brasil, mas la esta o caos!
Os habitantes estão fechando as ruas principais da cidade pra manifestar o aumento dos combustiveis. A gasolina lah aumentou 50 centavos! O negocio é não deixar os carros circularem na cidade. Sendo assim, os pobres arquitetos que estavam a trabalho também entraram na "zona".
Nos não podiamos sair do hotel de carro para ir as reunioes com a equipe do Hospital. A cada barragem tinhamos que deixar o carro e andar a pé. Andamos kilometros!! Foram varios momentos de stress! Caso quizessemos passar, os habitantes tornavam-se brutais e quase nos espulsavamos do carro!
O pior de tudo isso, foi a ida ao aeroporto! O nosso cliente fez uma carta para que pudessemos passar as barragens sem problemas. Conseguimos passar por quatro delas, mas nas duas ultimas, fomos parados. Atravessamos a barreira com as malas na mão e logo em seguida pegamos um taxi até a outra barreira! Assim foi, até chegarmos ao aeroporto!
No final, pagamos uma grana de taxi, abandonamos o nosso carro alugado e levamos varios esporros na cara! Oh vidinha de arquiteto é perigosa as vezes hein!
Brincaderas a parte, hoje, duas semanas depois, ainda esta acontecendo a manifestação e os supermercados, hospitais estão sem condiçoes de atendimento por falta de material. Todos os caminhoes de abastecimento das cidades estão parados nas barragens!
E a policia? Agora que começou a se manifestar, mas nada melhora, ao contrario, a população esta enfrentando e se a querida França não se mobilizar, uma Guerra civil esta prestes a estourar!
Assinar:
Postagens (Atom)