Enquanto um bilhão de pessoas passam fome, cerca de um 1/3 da produção agrícola mundial é jogada no lixo. Com esta quantidade de alimentos, poderíamos alimentar 7 vezes a população que subnutrida do mundo!
Mas porque vivemos nesta realidade?
Convido vocês a conhecerem o trabalho de Tristram Stuart, ativista inglês e autor do livro Waste. Ele fez um documentario super interessante sobre o "Desperdício Mundial" e recebeu varios prêmios sobre seu trabalho.
Ele viajou em varios países e relatou diferentes situações. Aqui na França, maior produtor agrícola da Europa, Angélique Delaye, produtora de pepinos, deve jogar no lixo cerca de 1/4 da colheita devido aos critérios puramente estéticos.
Na Europa, em 2009, a lei que normatizava o calibre, a cor e a forma dos legumes e das frutas foi anulada, pois muitos produtos iam para lixo antes mesmo de chegar ao consumidor. Contudo, os distribuidores (supermercados) guardam ainda essas normas para responder as exigências dos consumidores.
Sendo assim, grande parte da produção é jogada fora!
Num mundo onde a estética, o parecer, a beleza exterior são mais importantes do que o conteúdo, até as frutas e os legumes estão pagando o preço.... bem vindo ao absurdo!
Para conscientizar a população e tentar acabar com a moda dos alimentos "altos, magros e sem espinhas", Canal + e Tristram realizaram em Paris um almoço gratuito para 5000 pessoas na frente da Câmara de Paris, utilizando somente os legumes que os agricultores iam jogar o lixo.