As cidades estão cada vez mais repleta de pessoas. A imigração vinda das áreas rurais tem grande contribuição para os centros urbanos, criando assim uma grande massa repleta de diferentes horizontes. Mas como viver numa cidade que cresce cada vez mais e não produz o necessário para seu consumo?
Atualmente fala-se muito da "cidade autônoma", uma cidade que é abastecida por ela mesma, onde fabrica-se sua energia e sua comida. Um sonho, não? Sabemos que os alimentos muita vezes atravessam o país inteiro para abastecer uma cidade, como por exemplo Paris.
A região de Paris produz somente 15% de legumes do que é necessário para abastecer cerca de 12 milhões de habitantes. O resto dos alimentos vem de outras regiões francesas ou mesmo de outros países, como a Espanha.
Para resolver esta situação, muita gente tem lançado livros, teses, trabalhos e projetos. Ainda que a idéia dos "prédios-fazendas" verticalfarm estajam somente no papel e façam muito gente rir, mostro aqui um projeto super bacana da Soa Arquitetura de Paris!
O projeto se chama La Tour Vivante A Torre Viva, concurso de idéias ganhado em 2005 pra cidade de Rennes na França. São trinta andares de programa misto: shopping no subsolo / escritórios e apartamentos nos andares superiores e... uma grande horta!
Mais do 7 000m2 de horta, com uma produção anual estimada de:
63 000kg de tomates;
37 333kg de alface;
9 324kg de morangos;
Produção elétrica via eólicas e painéis fotovoltaicas nas fachadas; recuperação da água da chuva; tratamento das águas usadas, enfim, totalmente autônoma!
Um exemplo de projeto e o escritório ganhou e ainda ganha vários prêmios pelo desenvolvimento de uma idéia tão, tão.... lógica, não?!
Crédito das imagens: http://www.soa-architectes.fr