sexta-feira, 19 de setembro de 2008

E.D.V.I.G.E.


Para transformar a França num pais seguro, o governo teve um idéia em criar um novo banco de dados policial de informações pessoais, chamado Edvige, em julho deste ano.

As pessoas que interessam o governo e que terão suas vidas "fichadas" são:

*indivíduos que tem ou que poderão ter um papel político, religioso, sindical, associativo significativo.

Alguém vai querer ser politico, sindicalista ou fazer qualquer coisa que atraia os olhos nacionais? Não obrigada!

*pessoas ou grupos que, em razão de suas "atividades", são passíveis de ameaçar a ordem publica.

Ok! Agora vamos discutir o que seria "ameaçar a ordem publica" ou então, esclarecer o que seria fazer o bem ou o mal a alguem! Subjetividade é algo muito dificil de controlar, cada um interpreta de uma forma. Tudo bem que a maioria das leis sao subjetivas, mas este tipo de "seleção subjetiva" esta deixando os franceses com medo de até falar com um sindicalista ou com um politico da esquerda (rs)!

Sim sim, pois os dados que serao registrados (alem de endereço, foto,..)colocam tua vida na "pagina principal": informações fiscais, sinais físicos, "características de comportamento" (olha a subjetividade..), e identidade das pessoas que são relacionadas diretamente com o sujeito.

Sabe aquela historia de "diga com quem tu andas que eu te direi quem tu és"? Exatamente isso! Andou com sindicalistas? Tens amigos politicos? Conversas com militantes da esquerda? Vai pra Edviges!

Esta subjetividade da coleta das informções esta preocupando varias instituiçao anti-racismo, homosexuais e associaçoes anonimas, pois junto as demais informaçoes, dados da origens raciais/étnicas, opiniões políticas, filosóficas, religiosas, histórico e estado de saúde, .... e vida sexual (!!!) serão acrescentadas no Edvige e uma das grandes inquietações é a possibilidade de se classificar os dados por critérios criando "listas": listas de homossexuais, de judeus, de latinos, de aidéticos ...


Aqui na França a situaçao esta dificil, pois muita gente esta contra este Decreto e possivelmente sera alterado mes que vem.

Enquanto isso, o povo esta sendo fichado!

Doces Franceses

Eu sou fanática por doces! Assim, não daquele tipo que precisam comer uma vez por semana, mas sim daquelas que precisam comer todo o dia pelo menos um!

Aqui na França é uma maldade! A padaria é repleta desses mimos cheios de design e cores que explicitam: me come!!

Sim, te como meu querido!! Morangos, chocolate, ameixa, damasco e todas frutas que possas imaginar possuem um charme total quando posicionados nos doces.





Em qualquer padaria, Patisserie,  francesa, esses tipos de doces são basicos. O preço varia de 1 a 3 euros, dependendo do designer.

Qual sera que vou comer hoje? Af duvida cruel!!