quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Uma casa de lixo a venda

Li recentemente que a casa feita pelo arquiteto Michael Reynolds (conhecido como Garbage warrior) está à venda. Trata-se da primeira casa auto-sustentável na Europa, a Earthship da Normandia.

Além de ser autônoma, os materiais da casa fazem parte do lixo doméstico: pneus usados, garrafas de vidro, latinhas de conserva, latinhas de alumínio,..

Para os mais curiosos, aqui vai uma "breve"explicação: os muros estruturais da casa (fachada norte, este e oeste) são formados de pilhas de pneus usados e terra compactada. Esses muros são posicionados contra um muro natural de terra que permite a conservação do calor durante o inverno ( logicamente o contrário no verão). A fachada sul é inteiramente de vidro inclinado, formando uma serra que possui janelas para evacuação do ar quente no verão. Esta casa não possui sistema de aquecimento nem de ar condicionado e durante o ano inteiro a temperatura interior é de 20°C!

E no interior da casa? Os muros são feitos de tijolos de latinhas amassadas e garrafas de vidro. Tudo isso é revestido de argila ou barro. A isolação interior é feita através de um material super interessante, o Métisse, um produto construído de fibras naturais recicladas (toda roupa usada constituída de algodão).

E a energia, água, esgoto? Estou chegando no assunto! A energia provém dos painéis solares instalados no telhado e de uma eólica implantada no jardim. O telhado metálico permite a recuperação das águas da chuva que são estocadas em duas cisternas e duplamente filtradas. A água usada do lavabo e do chuveiro cai numa laje revestida de borracha com pedras, areia e terra. Esta agua irá irrigar o jardim da serra e depois será reutilizada no toalete. O resto das águas usadas (cozinha e WC) são evacuadas num jardim exterior onde serão purificadas.

Então, alguém está afim de comprar a casa e viver ecologicamente correto?! A casa custa 133 000 euros e está disponível no site da Earthship Biotecture .

Dados da casa:
- 750 pneus usados
- 10 000 garrafas usadas
- 2 000 latinhas
- 1 300 metros quadrados de terreno
- 120 metros quadrados habitáveis: sala, cozinha, banheiro e três quartos
-  Construída em 2008

Caso seu sonho seja simplesmente passar suas férias numa casa dessas, aqui está o link http://earthship.com/nightly-rentals 





Mais informações:
http://fr.ekopedia.org/Earthship (francês ou espanhol)
http://earthship-fr.skyrock.com/ (blog em francês)

Créditos fotos:
http://www.normandiemaisons.com
http://earthship.com/


terça-feira, 25 de setembro de 2012

Arquitetura contemporânea

Pra quem deseja conhecer um pouco da arquitetura contemporânea francesa, aqui está um site super bacana que promove os novos prédios franceses.

O site se chama Architecture contemporaine (disponível em inglês) e nele podemos votar nos prédios que nos interessam. Sim, os votos são públicos!


Até dia 8 de outubro de 2012 o público vota nos projetos mais interessantes que serão em seguida divulgados via um livro e exposições temporárias.


Gostaram da idéias? Então não percam tempo! Os grandes temas são: habitação individual, habitação coletiva, cultura, escolas e centros esportivos, escritórios e atividades, saúde e social, infraestruturas e artes, paisagens urbanas e naturais.

 

Escolham seus prediletos!


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Suécia recicla tanto à ponto de importar lixos dos seus vizinhos.

Esta informação surpreende grande parte da população que não da valor ao potencial do lixo.  Além de reciclar grande parte do lixo ( 36% ) , uma outra parte é  utilizada para composto na agricultura (14%) e  no final,  o que resta é incinerado. 


Utilizando incineradores de ultima tecnologia, a combustão gera energia suficiente para aquecer 20% do país e fornece eletricidade à 250 000 casas. Mas o “problema” é que a capacidade de incineração do país é superior à quantidade de lixo produzido (2 milhões de toneladas por ano). Sendo assim, Stockholm começa este ano a importar lixo dos países vizinhos, como a Noruega. 
Suécia vai se tornar o novo limpador do Norte?
Falando de lixo e de incineração, mas sem gastar mil letras para explicar a poluição gerada por essas usinas, a agência BIG de Copenhague realizou um projeto super interessante de uma usina de incineração na Dinamarca (não tão longe da Suécia, não ?!) .
A usina de Amager que a mais de 40 anos vem incinerando o lixo de Copenhague vai passar por uma modernização. A estrutura existente foi conservada e o projeto ira aumentar a capacidade da usina e sensibilizar a população. 
Uma nova chaminé armazenará o CO2  (até 200 kilos)e liberara em forma de círculos de fumaça.  Este sistema permite de visualizar pela primeira vez a emissão dos gazes da usina e mostrar a população “da onde vem a energia”. A noite, a fumaça poderá ser iluminada para ilustrar de forma insólita a fumaça até então invisível. 
Continuando o contexto lúdico do projeto, os organizadores do concurso integraram no edital um programa publico, onde a população possa vir na usina periodicamente. 
E o que BIG imaginou? Uma pista de ski no telhado da usina ! (e será a maior instalação do país). Serão 1,5 quilômetros de pista, sendo uma azul e três pistas verdes.
É e quem disse que incineração e ski não tem nada haver?!





 Créditos imagens: BIG  http://www.big.dk