quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tendências de decoração na França

Durante o ultimo salão Maison & Objet Casa & Objeto de Paris, em setembro,  a palavra de ordem era "Essencial". Um pouco de ordem, de simplicidade e alguns móveis e objetos interessantes. O retorno ao simples, à natureza, as linhas retas e ao reciclavel.... sim, reciclagem.


 Neste tema, a revista urbana do metro Anous de Paris, fez um especial decoração mostrando a nova cara do que iremos encontrar nas lojas!

Preparem-se para encontrar água, terra, fogo e ar na nova coleção outono/inverno 2012/2013 !

... ah e um pouco de metal, para os mais futuristas!








Créditos Imagens: Anous de Paris

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Torre que vive sozinha

As cidades estão cada vez mais repleta de pessoas. A imigração vinda das áreas rurais tem grande contribuição para os centros urbanos, criando assim uma grande massa repleta de diferentes horizontes. Mas como viver numa cidade que cresce cada vez mais e não produz o necessário para seu consumo?

Atualmente fala-se muito da "cidade autônoma", uma cidade que é abastecida por ela mesma, onde fabrica-se sua energia e sua comida. Um sonho, não?  Sabemos que os alimentos muita vezes atravessam o país inteiro para abastecer uma cidade, como por exemplo Paris. 

A região de Paris produz somente 15% de legumes do que é necessário para abastecer cerca de 12 milhões de habitantes. O resto dos alimentos vem de outras regiões francesas ou mesmo de outros países, como a Espanha. 

Para resolver esta situação, muita gente tem lançado livros, teses, trabalhos e projetos. Ainda que a idéia dos "prédios-fazendas" verticalfarm estajam somente no papel e façam muito gente rir, mostro aqui um projeto super bacana da  Soa Arquitetura de Paris!

O projeto se chama La Tour Vivante  A Torre Viva, concurso de idéias ganhado em 2005 pra cidade de Rennes na França. São trinta andares de programa misto: shopping no subsolo / escritórios e apartamentos nos andares superiores e... uma grande horta!

Mais do 7 000m2 de horta, com uma produção anual estimada de:
63 000kg de tomates;
37  333kg de alface;
9 324kg de morangos;

Produção elétrica via eólicas e painéis fotovoltaicas nas fachadas; recuperação da água da chuva; tratamento das águas usadas, enfim, totalmente autônoma!

Um exemplo de projeto e o escritório ganhou e ainda ganha vários prêmios pelo desenvolvimento de uma idéia tão, tão.... lógica, não?!
















































































Crédito das imagens: http://www.soa-architectes.fr

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cabo e suporte para Iphone

Achei super bacana esta idéia da Bobine! Um cabo flexível para Iphone e Ipods podendo se adaptar a mil situações, não somente quando se carrega o telefone.

Uma dica super bacana e barata! O cabo esta disponível no site da empresa Photojojo e custa 30 dólares!







Crédito Imagens: Photojojo


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Turista brasileiro comendo na França

Encontrei uma brasileira neste final de semana que me contou a seguinte história: quando eu viajo ao exterior sò como no McDonald's pois sou muito medrosa e não quero comer comida estranha. 

Fiquei surpresa, mas ao mesmo tempo posso entender, pois tem pessoas que não são tão aventureiras com a comida. Este post vai então para as pessoas que estão vindo pra França e querem umas dicas de pratos simples ( e baratos) encontrados nos restaurantes de Paris (vou incluir mais dicas em outros posts)

Fora a comida propriamente dita, nos restaurantes franceses são encontrados os menus: entrada+prato (entrée+plat) ou prato+sobremesa (plat+dessert). Esses menus falem a pena pois pode-se provar um pouco da cozinha francesas e sai mais barato. Existem também os menus do dia (menu du jour) que geralmente são pratos simples e feitos com produtos da temporada.

Bem, vejamos o que é super simples aqui:

Croque Monsieur:

Típico misto quente francês (este é realmente para as pessoas que não querem se aventurar tanto!) com creme de leite e queijo encima. Geralmente é servido com salada e batata frita. Preço super bacana que varia entre 5 à 10 euros e é encontrado em qualquer brasserie ou restaurante.



Existe também uma versão com um ovo frito encima: Croque Madame.


Tartines: 

São sanduíches "abertos" servidos num pão completo e cobertos de diferentes produtos, como o patê, presunto (jambon), queijo (fromage), tomate, salsicha (saucisse),...
Existem vários restaurantes especializados nas tartines, podendo também ser servida como sobremesa. As tartines doces são maravilhosas! Preços variam entre 8 à 15 euros.



 Galettes de sarrasin et Crepes:

As galletes são salgadas e feitas de massa de farinha de sarraceno ( marron). Este é um prato clássico da Bretanha e é servido com cidra. Normalmente são encontradas em restaurantes específicos chamados de Creperie e custam entre 7 à 12 euros. A minha receita predileta é a completa: queijo, presunto e ovo.


Já a versão doce, chama-se Crepe e é feita com uma massa de farinha de trigo. E encontrada facilmente nas esquinas das grandes ruas turísticas em Paris.




Por favor, nao venham aqui pra comer no McDonald's!! 

Bon appétit!


Crédito Imagens:
http://www.elise-epices.fr/
http://www.dansmacuizine.com/tag/galette/
http://colhergarfo.blogspot.fr/2010/10/crepe-de-chocolate.html

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Projeto para Escola de Música do Grotão em São Paulo

Pouco fala-se deste projeto e da sua premiação recebida este ano pela Holcim Awards. O projeto, selecionado entre mais de 6.000 competidores em todo o mundo, foi realizado pelo escritório Urban Think Tank e recebeu o prêmio Global Holcim Awards Silver 2012.

O projeto da Escola de Música, incluirá um terraço público com áreas para agricultura urbana, um sistema de gerenciamento de água, um anfiteatro público, uma pequena sala de concertos, instalações esportivas, espaços públicos e infraestrutura de transportes.

Além disso, prevenirá a erosão e perigosos deslizamentos de terra nas ladeiras íngremes e oferecerá infraestrutura social e cultural. O projeto foi elogiado por seu conceito unificador, instalações culturais especiais, qualidade arquitetônica e envolvimento integrado da comunidade local em uma abordagem de planejamento e gerenciamento socialmente inclusiva.




Créditos fotos:  Holcim Awards