domingo, 14 de setembro de 2008

Papa Benoit XVI na França

A vinda do papa na França mobilizou muitas pessoas, principalmente os jovens. Coisa de 15.000 estao acompanhando o Papa deste sua chegada a França.

O Presidente Sarcosy e sua esposa, Carla Bruni foram recebe-lo no Aeroporto e ela, chiquerrima como sempre.



Nunca segui as viagens do Papa, mas como se trata da França, onde moro, conferi algumas imagens pela televisao.

Hoje ele fez uma missa no santuário de Lourdes, na região dos Pirineus, onde celebrará os 150 anos da aparição de Nossa Senhora para a garota Bernadette Soubirous.

O que me chamou atençao de tudo isso, foi a roupa usada pelo Papa Benoit XVI neste evento. Até o momento, ele estava com cores brancas, cremes ou vermelho. Sendo que para esta ocasiao, ele usou uma roupa clara mas com umas cruzes vermelhas.






Como neste momento estou pesquisando sobre a epoca dos templarios, das cruzadas, eu sabia que jah tinha visto este simbolo, bordado na roupa do Papa, nos livros dos templarios.




A Cruz de Malta (Maltese Cross), antigo simbolo cristao usado desde as cruzadas, la pelos anos de 1200, possui quatro braços que formam um V nas pontas, totalizando oito pontas, sendo que, no centro, suas linhas paralelas se afunilam. À época das cruzadas catolicas, cada ponta significava uma bem-aventurança.

Contudo, em 1300, deu-se inicio as acusaçoes contra os cavaleiros e a implacavel perseguiçao em toda a Europa. O processo inquisitorio contra os Templarios se estendeu por varios anos sob torturas e acusações diversas, como heresia, idolatria, homossexualismo e conspiração com infiéis. Os condenados eram levados à fogueira da Inquisiçao.

Na França, em 18 de março de 1314, Jacques de Molay foi levado à fogueira da Santa Inquisiçao às margens do Rio Sena, em Paris. Ha uma lenda, que agonizante em meio às chamas, o lider dos Templarios amaldiçoou o Papa Clemente V e o Rei Felipe, dizendo que se os Templarios tivessem sido injustamente condenados, o Papa morreria em no maximo 40 dias e o Rei dentro de um ano. O Papa morreu 33 dias apos a execuçao de Molay e o Rei em pouco mais de 6 meses.

Em toda a Europa, a Ordem dos Templarios foi oficialmente extinta. Seus bens, o imenso contingente do exército e sua estrutura foram diluidos em outras Ordens menos expressivas. Atualmente, a Ordem Rosa Cruz e a Maçonaria se consideram ascendentes diretas dos Cavaleiros Templários.

Tudo bem que a Igreja Catolica pediu desculpas oficialmente varias vezes pela época da Inquisiçao, mas um simbolo, sera sempre O simbolo e lembrar dos templarios, acho que nao é a maneira mais convincente pra atrair novas ovelhinhas.

Ps: querendo ver mais fotos do Papa na França, acesse aqui

Um comentário:

Tulio disse...

hey darling! curte esse blog sobre a indumentária das cerimônias católicas! bem interessante:
http://dappledphotos.blogspot.com/
tudo bem contigo? qdo vens pra cá visitar?
XXX